Taquaritinga: o turismo rural mais prestigiado da região

O Turismo Rural de Taquaritinga é o mais prestigiado da região. Com suas belezas naturais e arquitetônicas semanalmente reúne uma gama de turistas em diversas atividades que vão da visitação às belezas cênicas da Serra do Jaboticabal, prática de Voo Livre, Ciclotours pelas trilhas e fazendas históricas, até os passeios pelos Distritos e o prestígio da gastronomia local. As visitas à estes atrativos são concentradas nos sábados e domingos, quando turistas da região tomam a cidade após uma semana de trabalho.

O Turismo Rural no município é um tipo de programa para aqueles que desejam vislumbrar as belezas naturais da cidade, além de ter um contato maior com a natureza, desconectando-se da área urbana. A média de público semanal em torno destes atrativos varia entre 1.500 e 2.000 pessoas. De acordo com os dados abaixo, as atividades que mais atraem os turistas são o Ciclotour e a visita às belezas cênicas da Serra do laboticabal.

Mais de 72.000 turistas anualmente acessam as belezas naturais do município através das práticas do Turismo Rural.

Como Taquaritinga, poucas cidades na região tem o privilégio de preservar seu patrimônio histórico e cultural, além das riquezas naturais que são exploradas por esportistas e simpatizantes do Ecoturismo, Turismo de Aventura e do Turismo Rural.

Destacam-se neste viés, a quantidade de fazendas e chácaras que são rotineiramente locadas aos finais de semana para turistas que preferem distanciar-se do ritmo frenético dos grandes centros urbanos e vêem nas cidades de pequeno e médio porte do interior paulista uma forma de ter um contato direto com a natureza.

Além disso, esportistas ligados ao ciclismo, rapei, caminhadas, voo livre e motocross, utilizam as riquezas naturais para a realização destas práticas, ocupando roteiros ecológicos com belas paisagens.

Dentre os roteiros de ecoturismo destaca-se principalmente, a Serra do Jaboticabal que propicia uma boa interação com o turista que pode conhecer e desfrutar de um rico meio ambiente, onde a fauna e a flora são abundantes.

Além da serra, o Clube Náutico de Taquaritinga também oferece uma enorme gama de equipamentos de lazer variados, como piscinas, tobogãs, quiosques, quadras esportivas, além da pratica de pesca náutica. Outro destaque são as fazendas históricas como a Paraguassu, a Benjamim e a Contendas, que já foi usada como cenário de gravação da novela O Rei do Gado, da Rede Globo e onde atualmente funciona um centro universitário. Por fim, localizado a noroeste do município, o Morro do Broa, é o ponto mais alto de Taquaritinga. Faz parte da Serra do Jaboticabal, possuindo cerca de 718m de altitude.

 

Visita aos Distritos
Taquaritinga possui 3 (três) distritos: Guariroba, Jurupema e Vila Negri, que são rotas imprescindíveis para o turismo rural, por sua peculiaridade, simplicidade e receptividade das pessoas que ali residem. É uma das rotas preferidas de turistas que saem dos grandes centros e procuram o silêncio do campo. Além de suas praças e igrejas com estilos únicos também possuem fazendas e povoados típicos do campo. A gastronomia é mais um dos atrativos. Além disso, festas dos padroeiros de cada distrito, atraem milhares de turistas anualmente e em cada uma delas, são realizadas festas que perduram por uma semana.

Comidas Típicas
Além de seus restaurantes e bares, Taquaritinga conta com uma seleção de restaurantes muito visitados pelos turistas da região. Uma das opções que sempre agrada ao turista são os famosos restaurantes de culinária local feitas em panelas de barro e fogão à lenha. Em alguns destes locais, o turista pode interagir com uma fauna rica e animais de fazenda.

Pesque e Pague Rural
Uma ótima opção para o turista que gosta de pescar, são os tradicionais Pesque e Pague. Taquaritinga conta com 2 (dois) Pesque-Pague, e nestes locais os turistas encontram um ambiente familiar, onde podem passar o dia pescando uma variedade de peixes que são cultivados no próprio local e o visitante pode pagar apenas o que pesca ou fazer uma pesca esportiva Pesque e Solte. Os locais também permitem que os turistas possam optar por escolher que o restaurante do local prepare o peixe fisgado para refeição, ou mesmo para levar, solicitando a descamação e limpeza no local. Há restaurantes no próprio ambiente que preparam comidas típicas a base de peixes. Trata-se de uma ótima opção de turismo para aqueles que visitam Taquaritinga.

Cicloturismo
O Cicloturismo é uma das modalidades turísticas mais difundidas na região e em Taquaritinga não é diferente. Além de ser uma das pioneiras nesta modalidade, também possui um significativo número de praticantes e equipes. Semanalmente são organizados passeios por fazendas, casarões históricos, distritos, estradas do perímetro da cidade, e principalmente na Serra do Jaboticabal. Estes passeios são geralmente organizados para que os turistas possam conhecer melhor as riquezas naturais da área rural de Taquaritinga e seus distritos. As equipes especializadas fazem agendamento e divulgação prévia da data do passeio para que ciclistas de outras regiões possam se programar para participar do passeio.

 

TEXTO ORIGINAL: https://taquaritinga.sp.gov.br/post/turismo-rural-mais-prestigiado-da-regiao$12826